Convite!

Gostaria de convidar os visitantes deste site a darem o seu contributo, apresentando sugestões de materiais e/ou links úteis.

Todos os materiais que se encontram disponíveis são gratuitos e para utilização livre.

Colaborem na partilha de materiais enviando materiais para:

 

cajosiferr@gmail.com

 

Podem igualmente deixar aqui a vossa opinião ou o relato da vossa experiência na formação de Comunicar em Língua Inglesa. Participem!

 

Formador Carlos Ferreira

 

 

Write a comment

Comments: 21
  • #1

    Leonor, Lisboa (Saturday, 21 April 2012 02:36)

    Antes de mais, devo agradecer o facto de partilhar e fornecer alguns dos seus materiais para a formação. Confesso que já usei alguns... Como tal, senti-me na obrigação de participar também no blogue!
    Quanto às atividades de brainstroming, posso dizer que são bastante úteis para introduzir um tema ou para recolher informação relativa aos conhecimentos de vocabulário dos formandos.
    Espero continuar a encontrar aqui sugestões de trabalho e, se possível, contribuir com alguma coisa.

    Leonor Sousa

  • #2

    Carlos Ferreira (Saturday, 21 April 2012 19:01)

    Obrigado, Leonor, por ser a primeira visitante a deixar o seu comentário.
    Este sítio tem, neste momento, pouco mais de um mês de existência e está naturalmente ainda em construção. Apesar de termos tido visitantes de diversas localidades de Portugal (e não só...), não tivemos ainda oportunidade para partilha de muitas opiniões e materiais. No entanto, fica aqui a minha promessa de continuar a partilhar alguns dos meus materiais e, também, algumas das minhas descobertas.
    Vá passando por cá e acompanhe o nosso trabalho... e espero que continue a usar os meus materiais..:-)

  • #3

    Susana Carvalho (Thursday, 28 June 2012 12:46)

    Parabéns pelo site e pelos materiais!

  • #4

    Carlos Ferreira (Friday, 29 June 2012 20:43)

    Obrigado Susana. Naturalmente que muitos dos materiais estão incompletos de forma a que possam ser adaptados às especificidades de cada turma. No entanto, espero que possam ser uma boa base de trabalho.

  • #5

    Carlos Ferreira (Friday, 29 June 2012 20:45)

    Gostaria de comunicar a todos os visitantes deste sítio que, caso queiram contribuir com alguns materiais, o podem fazer através do e-mail cajosiferr@gmail.com. Na partilha é que está o ganho! Com a ajuda de todos os visitantes, poderemos transformar este sítio numa biblioteca de materiais que pode melhorar e facilitar o nosso trabalho como formadores.
    Sei que há alguma relutância por parte das pessoas em partilhar um pouco daquilo que é seu, mas, se cada um contribuir com um ou dois materiais... todos ganham!
    Eu já dei alguns passos... deixo as pegadas para que outros me possam seguir!
    Obrigado.

  • #6

    Cecília Fonseca (Saturday, 08 December 2012 14:29)

    Não podia passar por aqui sem lhe agradecer a partilha de materiais tão interessantes! Confesso que já tirei umas quantas ideias para utilizar com os meus formandos! Para quem está a dar os primeiros passos na área da formação, como eu, todas as ajudas são bem vindas e a sua é fabulosa! Obrigada

  • #7

    Carlos Ferreira (Thursday, 13 December 2012 00:32)

    Obrigado pelo seu comentário, Cecília. Na verdade, espero que os materiais que se encontram neste sítio possam de facto ajudar e facilitar o trabalho de todos os colegas. Não me tem sido possível nestes últimos tempos acrescentar materiais, mas espero poder fazê-lo em breve. Vá passando por cá...

  • #8

    Patrícia Curado (Thursday, 07 February 2013 12:52)

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer a disponibilização de tantos materiais úteis. Sou uma mera encarregada de educação, sem grandes ferramentas para ajudar o meu filho (pelo menos até agora!).
    Tenciono ser, portanto, uma visitante assídua...
    Parabéns e muito sucesso com o blog!
    Obrigada.

  • #9

    Carlos Ferreira (Friday, 15 February 2013 03:47)

    Obrigado, Patrícia, pela sua participação. Fico feliz por poder ajudá-la a ajudar o seu filho. :-)
    Aproveito para anunciar que em breve será acrescentado um separador com materiais de iniciação ou revisão de conteúdos que poderão ajudar não só os formandos ou alunos, mas também outros interessados em iniciar o contacto com a Língua Inglesa ou relembrar conteúdos dos tempos de escola...

  • #10

    Margarida Miranda (Tuesday, 22 October 2013 15:31)

    Olá, Carlos! Comecei recentemente a dar formação e não tem sido fácil perceber todo o funcionamento deste tipo de cursos... o seu blogue foi uma descoberta preciosa, que pretendo visitar regularmente e divulgar. Logo que tenha materiais adequados (e testados), terei todo gosto em partilhá-los. Aproveito para fazer uma sugestão: porque não partilhar também documentos mais técnico-pegagógicos, como planificações, legislação, critérios de avaliação, ...? Penso que poderia ser útil para muitos formadores (pelo menos para mim, seria uma grande ajuda, neste momento!). Resta-me agradecer tudo aquilo que já faz... Thank you!!

  • #11

    Carlos Ferreira (Tuesday, 05 November 2013 23:04)

    Obrigado Margarida pela sua participação. De facto, é uma boa sugestão e vou tentar partilhar também alguns documentos técnico-pedagógicos, ou pelo menos algumas sugestões de trabalho. Infelizmente, não tenho tido muito tempo para me dedicar ao site, pelo que peço desculpa a todos os visitantes. Tenho feito um grande esforço para o manter e ir acrescentando mais valor. Felizmente, tenho tido alguma ajuda de visitantes interessados. Obrigado a todos.

  • #12

    Carlos Flores (Thursday, 16 January 2014 01:30)

    Quero agradecer-lhe por realizar um blogue a pensar nos outros: em colegas formadores e em formandos, até mesmo no simples curioso pela íngua inglesa.
    També dou os primeiros passos na formação e toda a ajuda é pouca.
    Eu tenho diversas fichas que tentarei enviar-lhe em breve.
    A ideia de um partilha é ótima e todos os professores/formadores só têm a ganhar
    Parabéns por colocar uma ideia "tantas vezes pensada" real.

  • #13

    Carlos Ferreira (Thursday, 23 January 2014 00:51)

    Agradeço o seu comentário. Espero, de facto, estar a contribuir para facilitar o trabalho dos colegas. Se houver partilha entre todos, todos beneficiam... Continue a passar por cá. Obrigado, desde já, pela sua futura contribuição de materiais.

  • #14

    Susana Carvalho (Friday, 16 January 2015 12:10)

    Olá Carlos.
    Já não visitava o blog há algum tempo. Lembrei-me hoje de partilhar aqui um site que tenho usado muito na elaboração de materiais para as sessões de formação.
    Este site tem como tema central notícias e disponibiliza vários tipos de exercícios que desenvolvem várias competências.
    http://www.breakingnewsenglish.com/index.html

  • #15

    Georgina Rocha (Monday, 14 September 2015 11:39)

    Olá carlos.
    Muito obrigada pela partilha. Vou dar 2 ufcds pela 1ª vez.
    Informo que já há algumas coisas disponíveis para venda (?) aqui:
    http://www.richardadvogado.com/cursos_aprendizagem/Comunicar%20em%20l%C3%ADngua%20inglesa/comunicar%20em%20l%C3%ADngua%20inglesa.html
    Depois tentarei partilhar algumas coisas aqui e dar continuidade.
    Cumprimentos e bom trabalho.

  • #16

    Carlos Ferreira (Saturday, 19 September 2015 18:03)

    Obrigado pela sua participação. De facto, os manuais da Informanuais já existem há algum tempo, mas infelizmente têm de ser pagos. No entanto, não deixam de ser uma boa forma de conseguir rapidamente um manual (editável).

  • #17

    Manuela (Sunday, 18 September 2016)

    Obrigada pela partilha.
    Este é o 1º ano que tenho turma de vocacional de 11º ano, CI e ET, e estou perdida sem saber onde obter informações.
    Vou dar as UFCD 6662, 6663 e 6664 e ainda o Estágio Formativo, que nem sei bem o que é. Será que alguem tem planificação de CI e ET? Obrigada

  • #18

    Sónia Gaspar (Thursday, 20 October 2016)

    Muito obrigada pelo blog e pela partilha. Esta vai ser a primeira vez que vou dar este tipo de cursos, nomeadamente Cursos de Aprendizagem e estou um pouco perdida e o blog está a ajudar imenso!

  • #19

    Carlos Ferreira (Tuesday, 25 October 2016 23:34)

    Não tem que agradecer, Sónia. Boa sorte para esta nova etapa nos cursos de Aprendizagem. Caso precise, estou sempre disponível pelo e-mail cajosiferr@gmail.com para ajudar em tudo o que me for possível.

  • #20

    Ricardo Malafatti (Tuesday, 31 January 2017 16:31)

    Boa tarde.
    Gostaria de manifestar minha felicidade por ter encontrado o seu site. Sabemos que na internet encontramos de tudo, mas sempre existe alguma restrição de material, ou exigência de alguma pagamento para termos acesso a todo o conteúdo do site. Sem falar, que sempre tem as propagandas, popups e outras "sujeiras" inconvenientes que, no mínimo, atrapalham nossas pesquisas.
    Minha filha e eu começamos a estudar inglês e está sendo e será extremamente útil para o nosso aprendizado todo o material disponível.
    Esperamos mais adiante poder ajudar de alguma forma, mas antecipadamente faremos nossa parte no trabalho de divulgação para todos os nossos contatos. Queremos que mais e mais pessoas possam conhecer tão nobre iniciativa de levar conhecimento às pessoas.
    Mais uma vez agradecemos e parabenizamos pelo ato, esperando que o site continue recebendo a cada dia mais valorosas ajudas.
    Ricardo e Isabelle Malafatti - Brasil

  • #21

    Carlos Ferreira (Friday, 03 February 2017 11:45)

    Obrigado Ricardo pelas suas gentis palavras.
    Infelizmente não tenho tido muito tempo para dedicar ao site, pois é uma atividade que desenvolvo para além da minha atividade profissional e, nem sempre, a vida pessoal me liberta o tempo necessário para acrescentar documentos pedagógicos no site.
    São palavras como as suas que me dão alento para continuar a manter este sítio.